13 de janeiro de 2009

Portugal

Estive em Portugal em 2004, e na época, esse foi o email que eu escrevi aos meus amigos, contando da viagem...

- Escrito em 29/01/2004
Essa semana fui pra Portugal!! Cheguei lá dia 21 e voltei ontem (28). A viagem foi muito legal! Ainda mais porque o comentário geral é sempre o mesmo: Ah... Portugal é velho, só tem velho, não tem graça... Eu adorei!
As pessoas são muito simpáticas, embora falem o português claro (bem claro, digamos assim)! E a comida é boa. Eu cheguei no Porto, depois passei em Aveiro, depois em Coimbra, depois em Fátima e acabei em Lisboa.
De forma geral é mesmo tudo muuuuuito velho!! Mas muito bonito também! Um morro só, e asfalto que é bom, só nas ruas porque nas calçadas (quando tem calçada) e só pedra!
As ruazinhas são super estreitas, e as casas tem aquelas sacadinhas que não cabem ninguém e as roupas ficam penduradas nas janelas dando a impressão de um cortiço! Em muitas delas as portas são exatamente na rua, sem calçada nenhuma.
Tem muuuuuita igreja, só nao sei se tem tanto católico assim! Mas construções antiguissimas, ricas em detalhes, todas gigantes!
Lá ainda tem o tal bonde elétrico - eles dividem as ruas com os carros e são pequenos, de madeira por dentro, tao bonitinhos!!
As pessoas são sempre arrumadinhas, mais discretas na maneira de se vestir. Mas são bonitas!!
As farmácias são como as de antigamente - uma loja meio pequena, com estantes altas de madeira, o farmacêutico tem que pegar tudo, e la só vende remédios, escovas de dentes, cremes pro rosto e desodorante. Não são iguais as nossas, que parecem mini-supermercados.

No Porto tudo é muuuuuito velho! A cidade inteira cheira mofo, naftalina. Mas é tao lindo! Apesar de antigo, parece que tem história viva!! Morros e ladeiras sem fim, monumentos pra todos os lados, museus... Lá comi Francesinha - um prato típico que vem muita comida pra uma pessoa só - carne, presunto, ovo, linguiça, chouriço, salsicha, pão, tudo junto. É gostoso, nada light, mas gostoso!

Aveiro parece cidade praiana do interior. Cheia de palmeiras, casas de pedras, e tem um canal no centro da cidade que lembra Veneza, na Itália, com umas gondolas bonitinhas e coloridas... E lá comi o tal dos Ovos Moles - um doce de ovo envolto numa casquinha de óstia, típico da cidade.

Em Coimbra fui conhecer a faculdade de Direito, claro - maravilhosa!!! Tem uma escadaria gigante pra chegar lá! Ah! Eu encontrei em Coimbra o mesmo que vi em Paris - bombas de gasolina na calçada, no meio do nada - dessa vez tirei foto!!!

Fátima... bom, Fátima foi assim, uma certa decepção. A igreja é bonita, tem um corredor lindo cheio de arcos, tudo em algo que lembra pedra sabão. Mas eu tinha outra idéia, imaginava um lugar diferente, mais rústico talvez... é uma Aparecida pra nós. Ah! E lá também tem um pedaço do Muro de Berlim... (agora já tenho foto de 2 pedaços..)

E por fim Lisboa! Um centro grande, com um pouco de tudo que vi nas outras cidades. Morros e ladeiras, avenidas modernas e ruas totalmente velhas, bondinho elétrico, ônibus, carros, e construções centenárias. Adorei!!! Comi pasteizinhos de Belém!! Belém é o bairro onde tem o monumento em homenagem aos descobridores. Fica num porto e de longe até parece a ponta de um navio - lindo!!! E o tal pastel (pastel de nata) é super famoso. Até tirei foto com Fernando Pessoa, num bar na praça Luiz de Camões! Pode?! :-))
É isso aí...

- Mais fotos de Portugal aqui!!


Nenhum comentário :