9 de maio de 2006

Dos sentimentos...

Estava lendo outro dia uma matéria sobre os sentimentos e as doenças chamadas psicossomáticas, que advém desses sentimentos.. e hoje me peguei pensando nisso... Você conhece seus sentimentos e o que eles podem causar?
Pra mim, os sentimentos são a maneira como nos percebemos e como nos relacionamos com o mundo. Aquilo que sentimos reflete nossa história de vida, que é totalmente individual, pois duas pessoas nunca terão a mesma maneira de sentir.
Também vejo que muitas vezes nós tentamos "sabotar" nossos sentimentos, sem sequer pensar nas consequências, até acreditando mesmo que elas não existem... mas é importante lembrar que podemos enganar os outros, mas nunca a nós mesmos...
Eu acredito que essa energia de sentimentos aprisionados - insegurança, medo, culpa, raiva... - cria, muitas vezes, em nós, essas doenças psicossomáticas, drenando nossa energia, nossa vitalidade e bem-estar com o mundo. Por exemplo: uma gastrite pode bem representar um momento de incerteza prolongado; e a ansiedade, a falta de confiança na vida.
Penso que viver no presente, estar aqui e agora de corpo e alma e ser verdadeiro com nossos sentimentos garantem uma vida mais estável e equilibrada, e, em consenquência, mais saudável.
Se nós não estamos conseguindo fazer isso, então devíamos nos questionar...


2 comentários :

Pathy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pathy disse...

- Kafé Roceiro disse...
Pathy,
primeiro quero dizer que a qualidade de seus textos tem melhorado a cada dia. Estou gostando muito de passar por aqui!
Segundamente (rsss), as doenças psicossomáticas são as predominantes. O nosso inconsciente (como já dizia Freud) comanda nosso corpo.
Por isso tanta gente é curada com placebos (remédios de mentira).
Beijos,
Kafé.
10/05/2006