27 de junho de 2006

Dados Digitais

Ontem eu fiquei na fila do cartório pra reconhecer firma por uns 20 ou 30 min.. e enquanto aguardava desandei a “filosofar”..
Em que ano estamos? 2006? De que século? Todos dizem que é o XXI, mas com tanta tecnologia e tanta “visão” futuristica, às vezes ainda me sinto na época das carroças, ou das charretes...
Vamos pensar nos tantos documentos que temos que ter em mãos e carregar pra onde quer que vamos: RG, CPF, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, PIS, Passaporte, Certidão de Reservista (para os homens).. sem contar o Título de Eleitor com todos os comprovantes das eleições passadas...
Não seria MUITO mais SIMPLES e SEGURO se todos estes documentos se convertessem num único cartão eletrônico?
E quanto ao reconhecimento de firma? Um pedaço de papel que tem minha assinatura 2 vezes e a assinatura de um atendente do cartório dizendo que a minha assinatura é real! Detalhe: tenho que fazer um desse em cada cidade que eu for, caso precise comprovar algo. Quer dizer, pra alguém que trabalha viajando, que cada hora mora por um tempo numa cidade, tem vários cartõezinhos com sua assinatura distribuídas pelo país. Será isso seguro?
E quanta burocracia! Apresenta esse documento, mais aquele, a cópia, o marido, a mãe, o papagaio... a lista de coisas que temos que apresentar conforme vontade alheia é enorme!
Multas! Sabia que quem tem um carro de Santa Catarina, por exemplo, pode rodar em SP à vontade sem tomar uma multa sequer? E sabe por quê? Por que os sistemas não se conversam!!
E por aí vai...
Em pleno século XXI, tantas coisas, às vezes inúteis, evoluem e tantas outras importantes, páram no tempo...


Um comentário :

Pathy disse...

- Gabriela Barbosa (www.detudoumpoucorj.blogspot.com) disse...
Minha querida,amei o seu blog!Vc é de que parte deste imenso Brasil?
E concordo com vc! Me sinto no período do Império: reconhecer firma,comarca...são coisas que ainda não acabaram! Não agüento essa burocracia toda!AH!Passa lá no meu blog!Espero que goste!
Beijos,Gabriela-RJ
03/07/2006