14 de agosto de 2006

Paranapiacaba

Esse passeio vale a pena!!...
Que cidadezinha linda!!..
Próximo a São Paulo, em Santo André, no alto da Serra do Mar, Paranapiacaba, uma estação de trem com uma pequena vila de ferroviários, nos abre uma janela para um momento importante da história do Brasil.
Paranapiacaba era uma estação singular, pois fazia parte da solução dada pelos engenheiros da época para transpor as íngremes escarpas da Serra do Mar e ligar o interior paulista ao porto de Santos, para escoar a crescente safra de café. A influência inglesa, marcante na época, se traduz no maquinário a vapor e na arquitetura da vila.
Uma das características mais marcantes do lugar, que pude presenciar, é a mudança repentina do tempo. Um dia de sol rapidamente se encobre e torna a se abrir. O paredão de serra, recebendo os ventos úmidos do mar, cria paisagens londrinas em pleno hemisfério sul, de uma hora para outra. A vila adquire um ar fantasmagórico que você poderá sentir na pele, caminhando entre vagões e máquinas abandonados no tempo.
Se você tem um dia, o passeio se completa com a visita à vila e ao Museu Ferroviário, mas se o ânimo for maior, há quem organize um passeio ecológico que completa a visita. De Paranapiacaba saem trilhas de descida da Serra do Mar até a baixada Santista. A emoção de refazer trajetos conhecidos desde a época dos índios é indescritível.


Nenhum comentário :