13 de setembro de 2006

Direitos Autorais

Eu tenho visto e ouvido muitas coisas sobre direitos autorais, principalmente os digitais.
Vejo pessoas reclamando nos blogs, deixando recados do tipo: "não copie/roube meus posts", "nada de cópias", etc.. recadinhos contra plágio, contra cópia de fotos e posts...
Eu concordo que ver algo que vc escreveu no blog de alguém e vc nem saber que esse alguém copiou o seu post é meio chato, mas por outro lado, isso significa que a pessoa gostou tanto, se identificou tanto com o que vc escreveu e que de alguma forma ela gostaria de ter escrito aquilo e não encontrou as palavras certas, que acabou copiando pro blog dela..
Eu sou contra plagiar livros, estudos científicos, poesias, notícias, mas não gostaria de ver os blogs envolvidos nessa guerra dos crimes autorais... Afinal, quantos de nós, que temos blogs, já não caímos na armadilha de postar um poema e colocar o nome do autor, acreditando ser aquele o autor e no fim não era? Ou ainda, nunca soubemos que aquele trecho da música que gostamos tanto na verdade é o trecho de um livro publicado? Ou ainda encontrar nas palavras de alguém o que reproduz exatamente o que pensamos ou sentimos e não sabemos bem como explicar?
Seria legal se todos se preocupassem em pedir pra reproduzir um post, ou identificar os verdadeiros escritores dos poemas, etc.. mas se isso nem sempre acontece, ainda assim prefiro ver meus posts espalhados por aí...


Um comentário :

Pathy disse...

- José (http://porhoje.blogspot.com) disse...
Também não me importa quando as fontas são citadas. Agora é chato ver algo seu atribuído a outra pessoa, isso é :-)
15/09/2006