8 de novembro de 2006

Caindo outra ficha!

Eu e minhas viagens... ontem estava no trabalho, e por uns minutos parei pra observar... eu trabalho num escritório com mais uns 50 fucnionários. Desses, apenas os estagiários (6), e alguns desenvolvedores (4) são mais jovens, o restante é mais velho, já com uma situação financeira e familiar mais estável - tem casa e carro, são casados, com filhos... E pela primeira vez percebi que esse perfil acaba espelhando exatamente a empresa, o tipo e o ritmo de trabalho que é ali desenvolvido.
Tá, eu sei.. vc vai dizer: "mas isso é óbvio, tá na cara", mas não pra mim... Eu sempre me irritei muito quando via pessoas mais velhas sendo deixadas de lado ou sendo discriminadas no mercado de trabalho, e sempre me perguntei o porque.. afinal, todos nós vamos envelhecer um dia, e nem por isso vamos ser menos competentes, ou menos úteis...
Mas naquele minuto isso ficou tão claro pra mim... lá o trabalho é sossegado, o clima é agradável, as pessoas são tranquilas.. não tem aqueles ataques mal-humorados de funcionários stressados, não tem aquelas caras feias, nem má-educação... mas também não tem dinamismo no dia-a-dia.. Tudo sempre foi feito daquele jeito, e continua sendo porque sempre foi assim... entende isso? Não existe muito interesse pra melhorar essa ou aquela atividade, não existe muita preocupação em crescer... não porque eles não julgam isso importante, mas porque eles mesmos já passaram dessa fase... eles já estudaram, já planejaram, já construiram, e cresceram.. hoje estão apenas esperando o tempo passar...


Nenhum comentário :