6 de agosto de 2007

Reciclagem

Eu faço parte de um grupo de discussão do yahoo, e o assunto dessa semana é Reciclagem. Quem acredita no que, o que pode ser feito, o que deve ser feito, o que funciona e o que não funciona, tudo isso foi falado... E esta é a minha opinião sobre o assunto:

Acho que tudo é válido: emails, passeatas, exposições,reclamações, etc.
Mas pensando bem, todo esse problema do lixo, e tudo que envolve reciclagem está mais do que claro pra todos nós.

A mídia fala disso todos os dias, os jornais, as escolas, os produtos à venda, os produtores, os consumidores... Esse não é um tema pouco divulgado ou esclarecido, pelo contrário, é tão divulgado que já está ficando batido, está virando assunto comum. O que é uma tragédia, na minha opinião.

Mas mais trágico ainda é ver a que ponto chegamos, sem que façamos algo, eu sei.

No entanto, se antes nós precisávamos de explicações claras e precisas sobre o assunto, e de instrução sobre como e quando, hoje nós temos tudo em nossas mãos e vejo que, na verdade, o que falta mesmo é cada um fazer a sua parte, e não ficar esperando por uma solução coletiva, ou governamental, ou administrativa somente.

Vejo que hoje vivemos um ciclo vicioso: a gente não faz porque o governo não faz, o governo não faz porque a gente não faz... O governo não liga porque a gente não liga, a gente não liga porque o governo não liga... da forma que eu vejo, isso é um pouco cômodo... E eu não tô fora, eu sou tão acomodada quanto qualquer outro, mas ainda assim acredito mesmo que nem tudo é culpa do governo, nem tudo é só o governo que pode resolver... E eu sei que se eu puder fazer a minha parte, se eu puder ensinar a alguem a fazer a parte dele, e se cada um acreditar mesmo nisso, quando a gente perceber, todos estarão fazendo um bem comum.

Ou será que isso é mesmo uma grande utopia? e não passa de ilusão?!


Nenhum comentário :