11 de outubro de 2008

Daltonismo

Acredito que todo mundo aqui já ouviu falar de DALTONISMO, e como eu conheço alguém que tem, sei bem como ser um daltônico pode ser complicado.
No dia-a-dia a situação atrapalha bastante, a pessoa não tem certeza da cor da roupa que usa, da cor do sapato, ou das coisas que tem. E ela tem que acreditar no que os amigos e familiares dizem nem preciso dizer o tanto que ela é zoada pelos amigos, né!! Se for moleque, então, fica pior ainda - acaba sempre ganhando um monte de piadas e apelidos.

Entendendo o Daltonismo
O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho.
Sua origem normalmente é genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica. O distúrbio, que era desconhecido até o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador.

Já que daltonismo não tem cura, fiquei contente em saber que pelo menos existem ferramentas que ajudam a visualização de páginas da internet por daltônicos.
A Colorblind Web Page Filter é uma ferramenta para aplicar filtros em páginas da Internet com o intuito de otimizar a visualização destas para pessoas com daltonismo. Não é necessário efetuar download ou instalação deste programa, ele opera diretamente a partir de uma janela de seu navegador de internet padrão. A página está no idioma inglês.
Fonte: Baixaki - Colorblind Web Page Filter


Nenhum comentário :