23 de fevereiro de 2009

Projeto TAMAR_Ubatuba

Nesse carnaval eu tive a chance de conhecer melhor o Projeto Tamar, em Ubatuba (SP), e é um passeio que vale a pena!!
Além de poder ver de perto várias espécies, também pude fazer mil perguntas a respeito do assunto e o pessoal lá é super atencioso respondendo tudo e mais um pouco!! rsrs
Descobri que as tartarugas levam de 25 a 30 anos pra começarem a procriar, o que me deixou desconcertada, afinal... levam quase 30 anos pros filhotes começarem a nascer a muuuitos não chegam a sobreviver. =((
Pra moradores de Ubatuba é de graça, e pra visitantes/turistas é quase isso - R$ 7,00.

Pra quem não conhece...
"O nome TAMAR foi criado a partir da contração das palavras “tartaruga marinha”. A abreviação se mostrou necessária ainda no início dos anos 80, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas pelo Projeto para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros.
Desde então, o Projeto TAMAR passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, que é executado pelo ICMBio, através do Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Centro TAMAR-ICMBio), órgão governamental; e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal.
Essa união do governamental com o não-governamental revela a natureza institucional híbrida do Projeto TAMAR. O TAMAR conta ainda com a participação de empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não-governamentais".
- Fonte: Projeto Tamar


Nenhum comentário :