26 de março de 2009

Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.
O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira e é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. No sábado, dia 28 de março de 2009, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Mais de 50 milhões de pessoas em 400 cidades ao redor do mundo apoiaram essa iniciativa em 2008. Neste ano, além de empresas e residências, as luzes se apagarão em lugares como o Teatro Municipal, Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, estádios do Morumbi e Pacaembu, Obelisco e Parque do Ibirapuera, em São Paulo; e o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a Catedral, em Brasília; entre outros pontos importantes em mais de 20 cidades brasileiras.
Em outros países, lugares importantes e monumentos também terão as luzes apagadas, como o Ópera House, em Sidney; o Coliseu, em Roma; o Empire State Building e a ponte Golden Gate, nos Estados Unidos.
A Hora do Planeta tem contagiado cada vez mais organizações e pessoas em todo país e eles encontraram maneiras diferentes de divulgar o movimento. No dia 28 de março, durante a Hora do Planeta, haverá um encontro aberto ao público, promovido pelo WWF-Brasil e Grupo Abril na Praça Victor Civita, em Pinheiros (Rua do Sumidouro 580). O evento, com entrada franca, terá apresentação artística com dança e música acústica e abrigará o ato simbólico do apagar das luzes de São Paulo. A iluminação externa do prédio do Grupo Abril também será apagada.

A exposição "A Energia da Arte" também acontece no dia do evento em diversos locais e terá espetáculos de música, teatro e dança, que poderão ser acompanhados no escuro. A iluminação das apresentações ficará por conta dos efeitos produzidos pelo próprio corpo, através de performances de artistas com instrumentos musicais e velas.

- Mais informações nos sites Earth Hour e Hora do Planeta


Um comentário :

Janaina disse...

Eu vou participar. Você vai?