17 de abril de 2009

Nunca Reagir

Se no post anterior eu deixei meu lado mais revolts dominar, neste vou ser mais recional...

A Gabi do blog De Tudo Um Pouco deixou um comentário no post anterior sobre a pena de morte que me fez lembrar um conselho que todo mundo sempre dá e minha mãe.
Minha mãe atuou como advogada criminal por uns 15 anos, eu acho, e embora ela tenha levado muito pouco do trabalho dela pra casa - que ela sempre julgou pesado demais pra ser falado em casa -, nunca me esqueço daquele conselho: NUNCA REAGIR!!
Mas eu nunca me esqueço dele, não porque ela sempre repetia, mas pela explicação que ela deu.
Mesmo hoje eu não entendo muito de leis, mas na época, talvez com 14/15 anos, eu entendia menos ainda então ela usou as palavras mais simples possíveis, e foi mais ou menos isso que ela disse:
- Pela Lei, um assassino pode até responder em liberdade e, em alguns casos, ser absolvido de seu crime, pois um assassinato pode ter vários motivos. Você pode até não saber disso, mas qualquer bandido sabe, que por lei, pra ele, é melhor que vc esteja morta. Portanto, a vantagem é dele. E NUNCA REAGIR talvez seja a única chance que vc tem de sair viva.
Essa explicação, mesmo que rústica, me fez repensar muitas vezes sobre o assunto, e acreditar que, de fato, um assassinato possa ter mesmo vários motivos (não estou dizendo que concordo, justifico, defendo, aceito), e quando penso nisso, que a justiça é, de muitas maneiras, cega, penso que pena de morte talvez deva se aplicar ao que não tenha explicação, como estupro, por exemplo.

E o meu amigo Geraldo (tão estranho te chamar assim!! rsrsrs) do blog Águas do Jacuí também fez um comentário interessante, que vale a pena ser avaliada. A pena de morte é uma solução radical? É, é sim. Talvez fosse mesmo necessária uma reforma geral, como eu até citei no post anterior, pra tudo mudar, mas também acredito que às vezes um pouco de radicalismo não seja de todo ruim, como diz o ditado, tem mal que precisa ser cortado pela raiz...

- Obrigada por deixarem seus comentários!!
=))


Um comentário :

DE TUDO UM POUCO disse...

Olá,Pathy!!!Por acaso vc recebeu meu e-mail??? Gostaria que vc entrasse em contato comigo assim que puder,para me dar umas dicas de como mudar o layout do blog!!!

Conto com vc!!!

Um abraço!