5 de agosto de 2009

Cidadania Italiana

Olha só, se vc quer tirar sua cidadania, tem uma coisa que vc já pode fazer já!!

Antes de qualquer coisa, já entra no site do consulado italiano e pede um agendamento pra legalização de documentos - vai ser lá pra 2014, então, já faz hoje!! rsrs
Com esse agendamento vc pode legalizar tudo e ir pra Itália buscar a cidadania. Sem esse agendamento, vc vai ter que rebolar muito no consulado pra eles legalizarem tudo pra vc, e mesmo assim, vai pagar a taxa mais cara por ter sido de "emergência".

Bom, com esse agendamento feito, vc vai precisar dos seguintes documentos:
- certidão de nascimento, casamento e óbito (se for o caso), do seu parente italiano.
- certidão de nascimento e casamento do seu pai ou mãe (o que for o filho do parente italiano)
- certidão de nascimento sua
- comprovante de endereço no seu nome
- certidão do cartório eleitoral com endereço (o cartório dá na hora, ou no dia seguinte)
- certidão negativa de naturalização do seu parente italiano - essa vc só consegue mandando uma carta pra Brasília e leva uns 4/6 meses pra vc receber de volta!!

E vc vai ter que traduzir tudo para o italiano.

Bom, aí prepara o bolso!!
- certidão italianda do seu parente = 100,00
- tradução das certidões brasileiras = 61,50 / 75,00 cada
- legalização no consulado = 50,00 cada par de certidão (brasileira + tradução) - tudo tem que ser pago no mesmo dia em que vc for ao consulado, em dinheiro, no banco que eles te indicam.

Depois disso tudo feito, e de tudo legalizado, aí vc tem 2 escolhas:
1 - pagar um advogado na itália = +/- 2500 e 4000 euros e sua cidadania fica pronta em 15 dias praticamente, e vc não precisa ficar lá por mais de 1 semana!

2 - morar na itália por pelo menos 3 meses... vc tem que ir daqui pra lá direto, vôo sem escala, e arrumar um lugar pra morar, pra vc ter um comprovante de endereço.
Com o comprovante de endereço, vc mesma leva todos os documentos e dá entrada na comune (prefeitura) pedindo a cidadania. E aí espera a comune te fazer uma visita, pra comprovar que vc mora lá mesmo. Pode ser que a visita aconteça em 15 dias, pode ser que aconteça em 6 meses... mas o prazo em média é de 3 meses.

Agora, independente de qualquer coisa, faça o agendamento no consulado italiano, mesmo se vc não sabe se vai fazer a cidadania. Não tem problema vc ficar cadastrado com o agendamento. E se depois vc desistir, é só não comparecer. O agendamento é de graça e vc não paga nada se não comparecer.
Porque sem esse agendamento, é mais difícil... Vc só vai poder legalizar 3 documentos de cada vez, se eles quiserem fazer isso. (e eles são horríveis, grossos, e só fazem o que querem, viu!!)
E se mais alguém da sua família também for fazer junto com vc (irmão/irmã/tio), eles também tem que fazer o agendamento junto com vc. Os documentos vão ser os mesmos, mas o agendamento tem que estar no nome de cada um...

Como vc pode ver, dá um pouco de trabalho, e gasta um bom dinheiro.rsrs
Boa Sorte a todos que querem a cidadania!!
=))


Um comentário :

Nina disse...

Essas dicas suas vão ajudar muita gente...
Estou postando seu link no meu blog, tá?

http://frenteeverso.blogspot.com/2009/11/como-tirar-cidadania-italiana.html

Beijos!!!