25 de abril de 2011

Ditado popular... vale pra tudo e pra todos?

Acho que todo mundo conhece aquele ditado que diz: "Trate o próximo como você gostaria de ser tratado."

Não tenho certeza, mas desconfio que esse ditado se refere à quase tudo... educação, gentileza, carinho, cuidado... Mas, eu aqui com meus botões, depois de uma dessas conversas de banheiro feminino, viajando na maionese, fiquei pensando... se a gente fizer isso mesmo, sempre tratar o outro como a gente gosta de ser tratado, como fica quando o assunto é mais "polêmico", vamos dizer assim?! rsrs

Enquanto a gente tá falando de coisa boa, parece ser inofensivo.. vc gosta de ser tratado como um rei então vai tratar o próximo como um rei também. Mas...

E se vc gosta de levar uns tapas? e se vc gosta de ser humilhado? e se vc gosta de ser traído? etc... E aí? Se a gente praticar o ditado ao pé-da-letra, vc vai dar uns tapas, vai humilhar, vai trair também?
E se o outro não gostar de nada disso? Vc pode gostar e querer isso pra vc, mas o outro não... e aí, como é que fica?

O "bom-senso" mandaria vc dizer o que gosta, te daria umas dicas pra pedir aquilo que quer, assim vc teria aquilo que espera e se sentiria feliz, sem ferir ninguém, sem ferir nenhum princípio ou valor importante para o outro.

Pena que nem sempre o "bom-senso" fala mais alto, né...


Nenhum comentário :